A Escola Técnica Estadual de Vila Formosa foi criada por meio do Decreto n. 53.453, de 28 de setembro de 2008, e inaugurada no dia 02 de outubro do mesmo ano, pelos Excelentíssimos Srs. José Serra, Governador do Estado de São Paulo; Alberto Goldman, Secretário de Estado; Laura Laganá, Superintendente do CEETEPS; e Marcelo Peralli Broti, ex-diretor da Unidade. Localizada à Rua Bactória, n. 38, em um antigo prédio da Secretaria Estadual das Relações de Trabalho, hoje totalmente reformado e adaptado à realidade de uma unidade de ensino.

A escola iniciou suas atividades com os cursos de Técnico em Informática, Técnico em Contabilidade e Técnico em Design Gráfico. De 2009 a 2011, a unidade ofereceu o Ensino Médio e quatro cursos técnicos: Logística, Contabilidade, Comunicação Visual e Informática, atendendo 240 estudantes por período, além de promover cursos de capacitação ao trabalhador.

Manteve também de 2009 a 2015, uma classe descentralizada no período noturno nas dependências da E.E. Prof. “Jamil Pedro Sawaya”, localizada na Vila Matilde, que ofereceu os cursos técnicos em Administração, Contabilidade e Logística.

No ano de 2013, a unidade, em parceria com a UNESCO, ofertou o Ensino Médio com base no Protótipo Curricular UNESCO para o Ensino Médio que, dentre outros, apresentava como objetivo central maior diálogo entre os componentes curriculares para romper as barreiras e realizar o trabalho interdisciplinar. A estrutura do Protótipo previa o trabalho com as 4 áreas de conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza), além disso, estava previsto um quinto componente curricular chamado de Núcleo Integrador, no qual os alunos desenvolveram os projetos propostos, lembrando que as demandas do Núcleo direcionam as atividades e conhecimentos na área de conhecimento. Também no ano de 2013, a unidade passou a oferece a modalidade ETIM, com o Técnico em Administração Integrado ao Médio e no ano seguinte o Técnico em Informática Integrado ao Médio que cessou a oferta do Ensino Médio regular na Etec. Em toda a sua história, a Etec de Vila Formosa já formou mais de 1500 profissionais aptos ao mercado de trabalho e ao ingresso em cursos superiores das mais variadas áreas do conhecimento.

A equipe responsável pela instituição acredita ser de suma importância a participação da comunidade local em suas atividades. Para tanto, desenvolve projetos em que estão envolvidas a Polícia Militar do Estado, por meio da ronda escolar, a Sociedade Amigos do Bairro – CONSEG, a Imprensa de Vila Formosa e Entidades de classes. Já foram realizados projetos voltados para as questões ambientais e sociais, como: plantio de mudas de árvores pelas crianças do entorno (em parceria com a subprefeitura); declaração gratuita de Imposto de Renda Pessoa Física para a comunidade (realizada pelos alunos de Contabilidade, sob a orientação dos professores); observação astronômica para complementar as aulas de física; bem como visitas técnicas importantes promovendo e complementando a interdisciplinaridade – congressos, exposições, Bovespa, Corpo de Bombeiros, museus (dentre eles o Centro de Cultura Judaica) e Parques Estaduais do Jaraguá e da Cantareira, Porto de Santos e o Conselho Regional de Contabilidade, cujo órgão premiou um aluno da nossa classe descentralizada E.E. Prof. “Jamil Pedro Sawaya”.

Ao longo de oito anos, a escola apresentou um crescimento rápido e eficiente, destacando-se e valorizando a região em que atua. O curso de Informática da Etec de Vila Formosa no final do ano 2011, ganhou em 2º lugar o prêmio da Instituição ESEG, com o projeto de rastreamento de bagagens em aeroportos e indenização. Esse mesmo projeto foi convidado para participar da Feira Internacional de Ciência, que ocorreu em setembro de 2012, na Unicamp – São Paulo. O mesmo curso também participa quinzenalmente aos sábados, desde 2015 de uma parceria com a USP – Leste, onde os nossos alunos participam de aulas promovidas pela USP.

Os Jogos Olímpicos da Etec de Vila Formosa, teve início em 2015 e é realizado no mês de outubro, com diversas atividades e jogos interclasse que visam à interação das turmas dos cursos integrados. Em 2016, realizamos a Semana Tecnológica no mês de novembro, por se tratar de protótipo, a atividade foi realizada apenas com os alunos do Ensino Técnico Integrado ao Médio e Técnico em Informática – período vespertino; o objetivo é fazer com que os alunos das 3as séries / módulos apresentem os trabalhos de conclusão de curso que foram desenvolvidos ao longo do ano, com isso, despertar nos alunos de 1as / 2as séries o interesse e reflexão quanto aos tipos de projetos que podem desenvolver; também teve como foco levar ao alunado os conhecimento desenvolvidos nas aulas por meio das palestras com profissionais da área e ex-alunos.

No ano de 2017, foram realizadas atividades de visita técnica (Bolsa de Valores, EPAC – Unicid, ExpoDesign, Visita Guiada ao Cemitério da Consolação, Visita ao Instituto Fernando Henrique) para todos os cursos ofertados em nossa unidade. Também, durante a realização da Semana Paulo Freire, oferecemos palestras e workshops.

Em 2018, foram realizadas visitas com finalidades pedagógicas, tais como visita à Bolsa de Valores, visita ao Hopi Hari, visita ao Centro Histórico de São Paulo. Além das visitas, foram organizadas atividades como Semana Paulo Freire, Imposto de Renda Pessoa Física (Curso de Contabilidade), atividades de integração com os cursos ofertados na Unidade, dentre outras atividades.

No ano de 2019, foram realizadas visitas técnicas ao CCO – Centro de Controle Operacional do Metro, além da participação no evento Show de Física, na USP, Realizou-se também visitas ao centro histórico de São Paulo, visita ao hipermercado da região para realização de atividades relacionadas ao componente de Marketing, do curso técnico em Comunicação Visual. A unidade também realizou atividade como a semana Paulo Freire, que contou atividades como palestra de ex-alunos, alunos, professores e apresentação de trabalhos realizados nos mais variados componentes curriculares. A apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso é realizada semestralmente e é um evento que envolve toda a comunidade escolar, convidando responsáveis, esposas/esposos, filhos dentre outros participantes. Os alunos realizam a explanação no pátio da unidade e há a participação da banca de validação composta por professores dos respectivos cursos. Também se realizou, ainda no ano de 2019, o Dia da Família na Escola, com a participação, em especial dos responsáveis dos alunos do ETIM. A unidade participou das avaliações externas SARESP e IDEB.

Iniciamos o ano letivo de 2020 com grandes expectativas. A unidade passou a ofertar os cursos: a) Ensino Médio com Habilitação Profissional Técnica em Recursos Humanos; b) Ensino Médio com Habilitação Profissional Técnica em Administração; c) Ensino Médio com Habilitação Técnica em Desenvolvimento de Sistemas. Os cursos têm duração de 6 aulas diárias, concentrando-se num único período.

Nossa unidade oferece um curso no período matutino (EM com habilitação Técnica em Administração) e dois cursos no período vespertino. Para o período da manhã, as aulas têm início às 7h30 terminando às 12h50; já à tarde, as aulas se iniciam às 13h, finalizando às 18h20. Outra mudança implementada pela gestão, com base nas discussões com o conselho de escola e professores, foi a oferta no período noturno do curso Técnico em Recursos Humanos. Neste último caso, alunos que já realizaram cursos técnicos em nossa unidade, tais como Contabilidade, Administração voltaram e estão cursando o novo curso técnico ofertado.

Neste ano de 2020, a unidade obteve, conforme exames realizados no ano anterior, 5,8 pontos no IDEB e ficou com mais de 300 pontos no SARESP, colocando, dessa forma, a Etec de Vila Formosa entre as melhores escolas públicas da capital. No final de fevereiro de 2020, a cidade de São Paulo registrou o primeiro caso de COVID-19. Já no mês de março, o governador do estado de São Paulo, por meio do decreto n. 64.881, de 22.03.2020, decretou quarentena em todo Estado de São Paulo e as aulas presencialmente foram paralisadas. As férias escolares foram antecipadas para o mês de março / abril. No dia 22.04.2020, isto é, apenas um mês após a paralisação das aulas presenciais, voltamos às atividades de modo remoto por meio da plataforma MS-Teams.

A unidade se organizou e se reinventou para ofertar aos nossos alunos o melhor conteúdo e aprendizagem. Desde então, estamos realizando as atividades de modo remoto, com aulas por meio de videochamada, atividades escritas por meio de entrega digital até que as atividades retomem de modo presencial. Embora não haja uma data de retorno, ainda, a unidade de ensino já se organiza para receber alunos, professores, servidores administrativos e comunidade escolar, com a compra de materiais de prevenção contra a Covid-19.

No início do ano letivo de 2021, a unidade de ensino foi reorganizada para começar o atendimento presencial dos alunos. Inicialmente, as salas de aulas foram organizadas de modo a seguir o distanciamento social e os espaços (re)pensados para o cumprimento dos protocolos sanitários do estado de São Paulo e do Centro Paula Souza.

Ao retornamos com as atividades presenciais, adotamos o sistema híbrido, assim, as aulas foram realizadas de modo presencial, com alunos na unidade, e de modo remoto com utilização de plataforma de aprendizagem on-line. Com a nova onde de contaminação, em meados de março de 2021, as aulas voltaram ao formato remoto por meio do MS-Teams.

Para o ano letivo de 2022, a Etec de Vila Formosa voltou com as aulas presencialmente para todos os cursos da unidade.

Outro ponto importante a ser destacado é que a partir de 2022, a Etec de Vila Formosa terá uma Classe Descentralizada que funcionará no CEU Aricanduva no período noturno com o curso Técnico em Eventos com duração de 2 de semestres. Trata-se de um curso importante para a região com a grande demanda de eventos de vários portes.

Além disso, a Etec contará também com o curso Ensino Médio com Habilitação Profissional de Técnico em Meio Ambiente – com duração de 3 anos e funcionamento no período vespertino na unidade sede. O curso apresenta boa oportunidade de trabalho e atende a agenda 2030 da ONU. Assim, neste cenário, em 2022, a Etec de Vila Formosa terá 5 turmas de 1a. séries do Ensino Médio com Habilitação Profissional (Técnico em Administração, Técnico em Recursos Humanos, Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, Técnico em Informática e Técnico em Meio Ambiente). Além disso, são 4 turmas de 2a. séries e mais 4 turmas de 3a. séries de Ensino Médio com Habilitação Profissional.