Etec deVila Formosa

Escola Técnica de Vila Formosa foi criada por meio do decreto nº 53.453, de 28 de setembro de 2008, e inaugurada no dia 02 de outubro do mesmo ano, pelos Excelentíssimos Srs. José Serra, Governador do estado de São Paulo; Alberto Goldman, Secretário de Estado; Laura Laganá, Superintendente do CEETEPS; e Marcelo Peralli  Broti, Ex-diretor da Unidade . Localizada à Rua Bactória, nº 38, em um antigo prédio da Secretaria Estadual das Relações de Trabalho, hoje totalmente reformado, a escola iniciou suas atividades com os cursos de Informática, Contabilidade e Design Gráfico.

Atualmente, já oferece Ensino Médio e quatro cursos técnicos: Comunicação Visual, Contabilidade, Informática e Logística atendendo 240 estudantes por período, além de promover cursos de capacitação ao trabalhador. A equipe responsável pela instituição acredita ser de suma importância a participação da comunidade local em suas atividades. Para tanto, desenvolve projetos em que também estão envolvidas a Polícia Militar do Estado, através da ronda escolar, a Sociedade Amigos do Bairro, a Imprensa de Vila Formosa, Entidades Religiosas e de classes.

Desde a sua inauguração, foram realizados projetos voltados para as questões ambientais e sociais, como, por exemplo: plantio de mudas de árvores pelas crianças do entorno (em parceria com a subprefeitura); declaração gratuita de Imposto de Renda Pessoa Física para a comunidade (realizada pelos alunos de Contabilidade, sob a orientação dos professores); participação (com time próprio) em Campeonato de Futsal organizado pela Sociedade Amigos do Bairro, observação astronômica para complementar as aulas de geografia; bem como visitas técnicas importantes, promovendo e complementando a interdisciplinaridade – congressos, exposições, Bovespa, Corpo de Bombeiros, museus e Parques Estaduais do Jaraguá e da Cantareira. A escola tem apresentado um crescimento rápido e eficiente, destacando-se e valorizando a região em que atua.